segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A RESPOSTA DE OLAVO BILAC









Este é o primoroso, o soneto-resposta do grande poeta, com o mesmo título, "Prece",
um soneto em que há, a um tempo, beleza, perfeição, humildade, arrependimento, remorso e desespero:

" A resposta de Olavo Bilac "

Durma, de tuas mãos nas palmas sacrossantas,
o meu remorso. Velho e pobre, como Jó,
perdendo-te, a melhor de tantas posses, tantas,
malsinado de Deus, perdi... Tu foste a só!

Ao céu, por teu perdão, a minha alma, que encantas,
 suba, como por uma escada de Jacó!
 Perdi-te... E eras a graça, alta entre as altas santas,
a sombra, a força, o aroma, a luz. . . Tu foste a só!

Tu foste a só!. . . Não valho a poeira que levantas,
 quando passas. Não valho a esmola do teu dó!
- Mas deixa-me chorar, beijando as tuas plantas,

mas deixa-me clamar, humilhado no pó:
Tu, que em misericórdia as Madonas suplantas,
acolhe a contrição do mau. . . Tu foste a só!



2 comentários:

  1. Cara Patrícia,
    Minha segunda postagem sobre uma mulher poeta em meu blogue "Literatura em vida 2" foi sobre Amélia de Oliveira. E, seguindo a linha que me orienta, ou seja, subverter o cânone literário, que é patriarcal, comentei também uma carta de Bilac. Convido-a a ir diretamente à postagem para ler (o endereço está abaixo).
    Um grande abraço,
    Eliane F.C.Lima
    http://literaturaemvida2.blogspot.com/2009/09/literatura-de-ontem-2.html

    ResponderExcluir
  2. Estou seguindo seu blog...lindo!
    Como já disse em outro comentário, naquela época era assim mesmo, as mulheres eram subjulgadas aos homens, minha avó contava histórias incríveis sobre Alberto, Amélia e Olavo...nossa!! Eu viajava no tempo.
    Minha tia Maria Amélia( viva, graças a Deus, também escreve coisas lindas...
    Terei imenso prazer se receber sua visita aqui mais vezes, você escreve muito bem.
    Um abraço,
    Patricia Metzger

    ResponderExcluir